Biografia
Visão de FUTURO!
Quando assumiu o comando em Maricá, em 2009, Washington Quaquá encontrou uma Prefeitura totalmente desestruturada: funcionando à luz de velas, com dívidas na casa dos milhões.A cidade estava abandonada, com apenas 60 km de ruas urbanizadas. Seu primeiro mandato foi principalmente um trabalho de reorganização, para “arrumar a casa”. Reestruturou a Prefeitura, colocou ordem na cidade e liberou a entrada das vans no município, lutando contra o monopólio dos transportes.
A partir daí, seguiu revolucionando Maricá. Asfaltou mais de 500 km de ruas e transformou mais de 25 bairros, como Barra de Maricá, que recebeu a sonhada Ponte da Barra, e a urbanização de toda orla da Avenida Maysa. Reformou mais de 47 escolas, criando 15 com horário integral, e implantou 13 creches municipais, ampliando mais de 1300 vagas na Educação. E não parou por aí: realizou a entrega de 14 mil laptops, trouxe para a cidade a Escola Técnica (IFF), lançou o Programa do Bilhete Universitário para 3300 estudantes, que antes só dispunham de dois ônibus velhos para ir e voltar da faculdade. No seu governo foram criadas as Casas da Terceira Idade, quatro unidades que atenderam mais de 5 mil idosos do município, antes desamparados pela falta de projetos para a melhor idade.
Washington Quaquá entende a importância dos direitos básicos para a população. Por isso, através do programa Minha Casa Minha Vida, garantiu moradia a quase 3 mil pessoas. Ainda em seu mandato, entregou a UPA de Inoã e deu início à implantação e criação do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, hoje referência em todo o estado do Rio de Janeiro, que foi fundamental no combate à pandemia.
Sempre visionário, Quaquá quebrou paradigmas da gestão pública, propondo medidas inovadoras e muito necessárias. Exemplo disso é a Política de Economia Solidária, primeira Moeda Social Digital. Implantada em 2013, a moeda Mumbuca até hoje movimenta a economia local, gerando empregos, renda e dignidade para o povo. A Empresa Pública de Transporte (EPT), com a política de tarifa zero, é referência desde 2014 na gestão pública. Para a devida realização dessas iniciativas, foi criada a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (CODEMAR).
Quaquá acreditou no potencial de Maricá e, graças a ele, o município ganhou mais atenção – e investimentos – participando de uma das maiores feira de logísticas e investimentos imobiliários do mundo (MIPIM -2014), evento com mais de 2.000 empresas, 80 países e 52 mil visitantes. Em 2013 Maricá participou também da Expo Itália Estate (EIRE) em Milão, captando grupos interessados em investimento, nos setores hoteleiros, de tecnologia e fundos de investimentos, entre outras empresas internacionais.
Foi assim que Washington Quaquá se tornou responsável pela revolução e libertação de Maricá das mãos das famílias de coronéis que exploravam a cidade e seu povo. Com ele, Maricá passou por uma verdadeira transformação, avançando incrivelmente no desenvolvimento Econômico, Social, Urbano, Cultural e na Educação.