Biografia

Visão de FUTURO!

No dia 31 de maio de 1971, em São Gonçalo, nascia Washington Luiz Cardoso Siqueira, o Quaquá. Sua jornada na política começou cedo: aos 14 anos ingressou no Partido dos Trabalhadores e em cinco anos já integrava a direção estadual do partido. Hoje vice-presidente nacional do PT, Quaquá teve 74.134 votos nas últimas eleições para deputado federal. Resultado da confiança conquistada nos dois mandatos seguidos como prefeito de Maricá, onde vive desde bem novo.

Quando assumiu o comando em Maricá, em 2009, Washington Quaquá encontrou uma Prefeitura totalmente desestruturada: funcionando à luz de velas, com dívidas na casa dos milhões.A cidade estava abandonada, com apenas 60 km de ruas urbanizadas. Seu primeiro mandato foi principalmente um trabalho de reorganização, para “arrumar a casa”. Reestruturou a Prefeitura, colocou ordem na cidade e liberou a entrada das vans no município, lutando contra o monopólio dos transportes.

A partir daí, seguiu revolucionando Maricá. Asfaltou mais de 500 km de ruas e transformou mais de 25 bairros, como Barra de Maricá, que recebeu a sonhada Ponte da Barra, e a urbanização de toda orla da Avenida Maysa. Reformou mais de 47 escolas, criando 15 com horário integral, e implantou 13 creches municipais, ampliando mais de 1300 vagas na Educação. E não parou por aí: realizou a entrega de 14 mil laptops, trouxe para a cidade a Escola Técnica (IFF), lançou o Programa do Bilhete Universitário para 3300 estudantes, que antes só dispunham de dois ônibus velhos para ir e voltar da faculdade. No seu governo foram criadas as Casas da Terceira Idade, quatro unidades que atenderam mais de 5 mil idosos do município, antes desamparados pela falta de projetos para a melhor idade.

Washington Quaquá entende a importância dos direitos básicos para a população. Por isso, através do programa Minha Casa Minha Vida, garantiu moradia a quase 3 mil pessoas. Ainda em seu mandato, entregou a UPA de Inoã e deu início à implantação e criação do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, hoje referência em todo o estado do Rio de Janeiro, que foi fundamental no combate à pandemia.

Sempre visionário, Quaquá quebrou paradigmas da gestão pública, propondo medidas inovadoras e muito necessárias. Exemplo disso é a Política de Economia Solidária, primeira Moeda Social Digital. Implantada em 2013, a moeda Mumbuca até hoje movimenta a economia local, gerando empregos, renda e dignidade para o povo. A Empresa Pública de Transporte (EPT), com a política de tarifa zero, é referência desde 2014 na gestão pública. Para a devida realização dessas iniciativas, foi criada a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (CODEMAR).

Quaquá acreditou no potencial de Maricá e, graças a ele, o município ganhou mais atenção – e investimentos – participando de uma das maiores feira de logísticas e investimentos imobiliários do mundo (MIPIM -2014), evento com mais de 2.000 empresas, 80 países e 52 mil visitantes. Em 2013 Maricá participou também da Expo Itália Estate (EIRE) em Milão, captando grupos interessados em investimento, nos setores hoteleiros, de tecnologia e fundos de investimentos, entre outras empresas internacionais.

Foi assim que Washington Quaquá se tornou responsável pela revolução e libertação de Maricá das mãos das famílias de coronéis que exploravam a cidade e seu povo. Com ele, Maricá passou por uma verdadeira transformação, avançando incrivelmente no desenvolvimento Econômico, Social, Urbano, Cultural e na Educação.